A construção:
Iniciei pela garrafa de plástico: com o ferro de soldar bem quente fiz-lhe um orifício no fundo, onde coube a entrada da eletroválvula, bem colada e vedada à garrafa com a cola à base de poliuretano. De seguida efetuei outro orifício na tampa da garrafa para introduzir o cordão que servirá para suspender a mesma. Este orifício deve ser de diâmetro inferior ao da espessura do cordão. Depois, na caixa elétrica em plástico, montei o temporizador programável, o interruptor de pressão com micro-switch e as respetivas ligações elétricas. Finalmente soldei as pinças de crocodilo na extremidade do cabo elétrico 2x1,5mm para ligar à eletroválvula, e apliquei a ficha de 6A no outro cabo de 2mts, para ligar a uma tomada elétrica (220V/50Hz).
Como funciona:
Depois de suspensa a garrafa (1) e ligado o laser point (7) na direção do trigger existente no foto diodo (8), liga-se a corrente elétrica ao sistema através do cabo (10). De seguida premir o interruptor de pressão (A) montado na caixa elétrica (3), para ativar o temporizador programável (B). Este enviará, através do cabo (9), um impulso elétrico de cerca de 0,4 segundos à bobine da eletroválvula (2) aplicada no fundo da garrafa (1). Com esta ação, duas ou três gotas de água se precipitam na direção do tabuleiro (6), interrompendo o feixe luminoso do laser point (7), fazendo com que o foto díodo existente no trigger (8) faça disparar a máquina fotográfica (4) e, consequentemente, o flash externo (5), através de um emissor e de um recetor de radiofrequência, existentes, respetivamente, na máquina fotográfica e no flash externo.
Para este exemplo o líquido usado na garrafa (1) e no tabuleiro (6) foi água simples. No entanto outros podem ser usados. Um dos que proporciona resultados muito bons é o leite!
O esquema elétrico pormenorizado das ligações existentes dentro da caixa (3) não é mostrado pela simples razão de que ele depende sempre do tipo de interruptor (A) usado e, principalmente, do tipo e modelo do temporizador programável (B).
Ambos podem ser adquiridos em casas da especialidade e vêm acompanhados das respetivas instruções e esquemas elétricos.
Para esclarecimentos suplementares que ache convenientes, use o E-mail em INFO.
Bons pingos!